ZINCO NA NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DO CAPIM-MEGATHYRSUS CULTIVADO EM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i2.4739Palavras-chave:
Panicum maximum, pasture, grassy, toxicity, growthResumo
A aplicação de zinco (Zn) de forma adequada favorece o crescimento das plantas, entretanto, em doses elevadas pode diminuir a produção das forrageiras. Assim, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de Zn na nutrição, crescimento e produção do capim Panicum maximum cv. Megathyrsus, foi realizado um experimento em condições de casa de vegetação com seis doses de Zn: 0; 15; 30; 60; 120 e 360 mg dm-3, dispostos em blocos inteiramente casualizados, com quatro repetições. Aos 45 e 75 dias após a emergência das plantas avaliou-se a altura, o número de folhas, o número de perfilhos, a massa de matéria seca da parte aérea, a concentração de Zn no solo, o teor e acúmulo na planta. A aplicação de Zn aumentou a concentração no solo e seu teor na planta, o número de perfilhos e a massa de matéria seca da parte aérea, entretanto, não influenciaram a altura e o número de folhas do capim-megathyrsus. O capim-Megathyrsus apresentou alta tolerância a altas doses de zinco, tendo ótima produção de matéria seca, no primeiro e segundo corte, respectivamente, com concentração de Zn no solo de 32 e 37 mg dm-3 e teor na parte área de 211 e 243 mg kg-1. A toxidade de Zn está associada com a concentração de Zn no solo de 43 mg dm-3 e teor na parte aérea, para o primeiro e segundo corte, respectivamente, de 279 e 303 mg kg-1 de Zn.Downloads
Publicado
19-11-2012
Como Citar
VALE, D. wyllyam do; PRADO, R. de M.; SANTANA, J. da S.; AVALHÃES, C. C.; FONSECA, I. M. ZINCO NA NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DO CAPIM-MEGATHYRSUS CULTIVADO EM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 82–92, 2012. DOI: 10.18188/sap.v11i2.4739. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4739. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.