Índices fisiológicos de soja hortaliça em duas épocas de semeadura no Recôncavo Sul Baiano
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i3.5070
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Glycine max (L.) Merrill, crescimento, massa seca, área foliar.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar por meio dos índices fisiológicos, o desempenho de cinco genótipos de soja hortaliça em duas épocas de semeadura nas condições ambientais do recôncavo Sul Baiano, no Município de Cruz das Almas – BA, em 2009. Os experimentos foram instalados no Campo Experimental do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no município de Cruz das Almas – BA. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos (os genótipos JLM 17, JLM 18, JLM 19, JLM 27, BR 94 e BRS 155) e cinco repetições, em duas épocas de semeadura: primeira época (abril-julho) e a segunda época (agosto-novembro). Foram realizadas coletas quinzenais de cinco plantas aleatórias por parcela, a partir dos 21 dias após a emergência (DAE) até a maturação plena, para a determinação da matéria seca (g planta-¹) e da área foliar da planta (dm²). Essas características serviram de base para determinar os índices fisiológicos: taxa de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR), taxa assimilatória líquida (TAL) e razão de área foliar (RAF). O desempenho vegetativo e produtivo da planta deve ser avaliado pela resposta conjunta dos índices fisiológicos, sobretudo TAL e a RAF uma vez que estão interligados, provocando efeitos de compensação entre eles.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
18-12-2012
Como Citar
PEIXOTO, C. P.; MACHADO, G. da S.; BORGES, V. P.; ALVES, E. D. C.; LEAL, G. M. F. Índices fisiológicos de soja hortaliça em duas épocas de semeadura no Recôncavo Sul Baiano. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 56–67, 2012. DOI: 10.18188/sap.v11i3.5070. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5070. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.