Efeito agroeconômico de adubos formulados contendo zinco de diferentes marcas comerciais no cultivo da soja em um Latossolo vermelho

Autores

  • Ivair André Nava
  • Affonso Celso Gonçalves Junior
  • Valdir Luiz Guerini
  • Herbert --- Nacke
  • Daniel --- Schwantes

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v10i3.5072

Palavras-chave:

micronutrientes, fertilizantes, manejo de adubação.

Resumo

Para o aumento da produtividade de grãos de soja e redução de seus custos, o uso de micronutrientes tem se intensificado nos últimos anos. O objetivo do trabalho é avaliar a produtividade e componentes de produção da soja, com a aplicação de adubo químico formulado com diferentes fontes de Zn e marcas comerciais, bem como a análise econômica de duas doses de aplicação. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com três repetições e esquema fatorial 5x2. Constituído de 5 fontes de fertilizantes (4 com Zn e 1 sem Zn), e duas doses de adubação (300 e 600 kg ha-1). Os fertilizantes possuem as fórmulas de NPK (2 - 20 - 18 e 0,3% de Zn quando presente), aplicados na base. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. A aplicação da dose de 300 kg ha-1 proporcionou elevação, em relação à utilização do dobro da dose, dos teores foliares de Zn, já o dobro da adubação (600 kg ha-1) proporcionou elevação dos parâmetros componentes da produção e produtividade da soja; bem como dos teores de P, K e Zn no solo como efeito residual da adubação. A análise econômica demonstrou viabilidade no uso do dobro da dose de adubação.

 

Downloads

Publicado

25-01-2012

Como Citar

NAVA, I. A.; GONÇALVES JUNIOR, A. C.; GUERINI, V. L.; NACKE, H. .-.-.-.; SCHWANTES, D. .-.-.-. Efeito agroeconômico de adubos formulados contendo zinco de diferentes marcas comerciais no cultivo da soja em um Latossolo vermelho. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 3, p. p. 32–44, 2012. DOI: 10.18188/sap.v10i3.5072. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5072. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos