Expressão sexual de linhagens de mamona
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.5130Palavras-chave:
Agronomia, produção vegetal, melhoramento genético de plantasResumo
A diversidade genética existente para tipos de expressão sexual é uma característica marcante em mamoneira (Ricinus communis L.) e de importância para o melhoramento genético, no entanto as informações descritas são incipientes. Assim, objetivou-se caracterizar linhagens de mamona quanto à expressão sexual para a produção de híbridos. Foram instalados experimentos, nos municípios de Botucatu - SP e São Manuel - SP, onde foram avaliadas 80 linhagens de mamona, em blocos casualizados, com duas repetições. Avaliou-se a expressão sexual de todas as ordens de racemo das linhagens de mamona. Foi constatada grande variabilidade genética entre as linhagens quanto à expressão sexual dos racemos, com a presença de linhagens inteiramente femininas e linhagens com a característica de flores estaminadas intercaladas. As condições ambientais de Botucatu (SP) apresentaram-se mais favoráveis à expressão sexual feminina dos racemos do que as condições ambientais de São Manuel (SP).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.