Conservação e crioconservação de sementes do porta-enxerto de marmeleiro ‘japonês’
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i4.5132Palavras-chave:
Chaenomeles sinensis, produção de mudas, germinação, estratificação.Resumo
Desenvolveu-se um protocolo de produção de mudas de marmeleiro enxertadas no porta-enxerto ‘Japonês’ no inverno (julho). Como a extração das sementes do marmeleiro ‘Japonês’ é em maio e demanda-se nove meses por ano para produzir os porta-enxertos, há necessidade de estudar técnicas de conservação de sementes para facilitar o escalonamento de mudas no viveiro. O presente trabalho teve como objetivo estudar a viabilidade da conservação e crioconservação de sementes do marmeleiro ‘Japonês’. Uma parte das sementes foi semeada imediatamente e o restante teve a umidade rebaixada para 14,14%. Parte foi estratificada por 20 dias em geladeira em placas de Petri, outra parte foi armazenada por 3, 6, 9 ou 12 meses dentro de tubos plásticos, sob a temperatura de 20, 5 ou -12 ºC, e as sementes restantes foram crioconservadas por 20 dias. Após o armazenamento, todas as sementes foram estratificadas, semeadas sob placas de Petri e colocadas em câmara tipo B.O.D. Avaliou-se a porcentagem de germinação ao final da estratificação e por mais quatro avaliações espaçadas de sete dias. Concluiu-se que é possível armazenar as sementes de marmeleiro por até 9 meses sob a temperatura de 20 ºC ou por longos períodos através da crioconservação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.