Avaliação nutricional do almeirão cultivado em soluções nutritivas suprimidas de macronutrientes
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i3.5133Palavras-chave:
Chicorium intybus, Desordem nutricional, Nutrição mineral, Crescimento.Resumo
O almeirão é uma das hortaliças folhosas mais consumidas juntamente com a chicória e a alface, sendo de baixa caloria, rico em cálcio, fósforo, ferro, provitamina A, vitaminas do Complexo B e a C, entretanto, existem poucas informações sobre diagnose foliar. Objetivou-se avaliar o efeito da omissão de macronutrientes no crescimento e no estado nutricional do almeirão cv. folha larga, bem como descrever sintomas visuais de deficiência nutricional. Os tratamentos foram constituídos por uma solução completa e a omissão individual de N, P, K, Ca, Mg e S, sob delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. As plantas foram cultivadas em solução nutritiva de Hoagland & Arnon, em vasos (8L), sob aeração. Aos 56 dias após o transplantio, foram avaliados a altura das plantas, o número de folhas, a área foliar, o índice relativo de clorofila (ICR), a matéria seca da parte aérea, das raízes e planta inteira, os teores dos macronutrientes da parte aérea e raízes e a descrição das desordens nutricionais. As omissões dos macronutrientes diminuíram a sua absorção pela planta, limitando o crescimento vegetativo das plantas, destacando-se o K, Ca e Mg que diminuíram a produção de matéria seca das plantas de almeirão, em relação ao tratamento com solução nutritiva completa. As omissões dos macronutrientes causaram prejuízos, pois afetaram o teor e o acúmulo dos nutrientes pela cultura do almeirão e que refletiu em alterações morfológicas, traduzidas como sintomas característicos de deficiência de cada nutriente.Downloads
Publicado
13-10-2013
Como Citar
FIRMATO DE ALMEIDA, T. B.; PRADO, R. de M.; FLORES, R. A.; POLITI, L. S.; BARBOSA, J. C. Avaliação nutricional do almeirão cultivado em soluções nutritivas suprimidas de macronutrientes. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 211–220, 2013. DOI: 10.18188/sap.v12i3.5133. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5133. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.