Desempenho de Bovinos Nelore e Mestiço Submetidos a Dietas com Inclusão ou não de Metionina Protegida e Biosurfactante
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i4.5190Palavras-chave:
aminoácido, conversão alimentar, ganho de peso.Resumo
Bovinos da raça Nelore e mestiços ao sobreano foram analisados em quatro tratamentos distintos, para avaliar o benefício da utilização de metionina protegida e biosurfactante. Os tratamentos constituídos foram: NCMPB - animais da raça Nelore que receberam dieta com inclusão de metionina protegida e biosurfactante; NSMPB - animais da raça Nelore do grupo controle que receberam dieta sem inclusão de metionina protegida e biosurfactante; MCMPB - animais mestiços que receberam dieta com inclusão de metionina protegida e biosurfactante e MSMPB - animais mestiços componentes do grupo controle que receberam dieta sem inclusão de metionina protegida e biosurfactante. Além do consumo de matéria seca foi avaliando o percentual residual de extrato etéreo nas fezes e o peso da carcaça após o abate. O confinamento teve duração de 114 dias, sendo 75 dias de experimento. Os dados foram analisados pelo programa SAS e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). Ao final do período de confinamento pode-se observar que houve efeito do grupo genético tendo em vista o peso médio de carcaça.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
04-03-2013
Como Citar
TAVEIRA, R. Z.; PIMENTA, P. da S.; CUNHA, F. P. R. da; SILVA, R. M. da; SILVEIRA NETO, O. J. da; SANTOS NETO, L. D. dos; ALMEIDA, J. S. de. Desempenho de Bovinos Nelore e Mestiço Submetidos a Dietas com Inclusão ou não de Metionina Protegida e Biosurfactante. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 44–49, 2013. DOI: 10.18188/sap.v11i4.5190. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5190. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.