Teores de carboidratos e indução do florescimento em mudas de oliveira submetida à aplicação de paclobutrazol
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i3.5226Palavras-chave:
Olea europaea (L.), açúcares, indução floralResumo
A aplicação de paclobutrazol (PBZ) pode retardar o crescimento e aumentar o florescimento em determinadas espécies frutíferas, mediante redução do crescimento das raízes e síntese de giberelinas. Além disso, outras características da planta podem ser influenciadas pela aplicação de PBZ como as concentrações de carboidratos. Este trabalho foi conduzido com o objetivo de verificar a relação entre a concentração de carboidratos nas folhas e o desenvolvimento reprodutivo na oliveira mediante a aplicação de PBZ. Plantas da cultivar Arbequina com três anos de idade foram cultivadas em vasos de 20 litros em ambiente aberto. Utilizou-se cinco doses de PBZ: 0; 2,0; 4,0; 8,0 e 12,0 mL planta-1 distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições e duas plantas por parcela, aplicadas via solo. A avaliação do desenvolvimento reprodutivo e das concentrações de carboidratos foi realizada na época de floração das plantas. A aplicação de PBZ proporcionou aumento no número de rácimos florais. O maior teor de carboidratos acumulado nas folhas foi observado nas plantas submetidas à aplicação de PBZ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.