Atrativos alimentares na flutuação populacional de moscas-das-frutas e abelha irapuá
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i3.5262Palavras-chave:
Anastrepha, Trigona spinipes, monitoramento, insetoResumo
As moscas-das-frutas são pragas importantes para a maioria das frutíferas em função dos danos que causam, inviabilizando a comercialização das frutas. Objetivou-se nesse trabalho testar diferentes sucos de frutas como atrativos alimentares no monitoramento da flutuação populacional de moscas-das-frutas e abelha irapuá em um pomar localizado na região Sul de Minas Gerais, formado por diferentes frutíferas: citros, maracujazeiro, pessegueiro e aceroleira. O monitoramento foi realizado por um ano, em delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos, isto é, suco fresco de laranja (50%), preparado com fruta in natura, e sucos preparados com polpa congelada Brasfrut® e 10% de açúcar cristal nos sabores manga (30%), goiaba (30%) e maracujá (30%), além de solução de açúcar cristal (10%). Foram feitas quatro repetições, com parcelas subdividas no tempo, referentes às diferentes épocas de avaliação. Cada bloco foi representado por uma frutífera, isto é, citros, maracujazeiro, pessegueiro e aceroleira, em cujas plantas foram distribuídas as armadilhas com 200 mL de solução atrativa cada, sendo uma armadilha instalada no terço mediano de cada planta, totalizando 20 armadilhas no experimento. Os sucos de laranja, manga, goiaba e maracujá apresentaram boa atratividade para o monitoramento de moscas-das-frutas. Para o monitoramento populacional da abelha irapuá, os sucos de laranja, manga e goiaba foram mais eficientes.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
VILLAR, L.; CRUZ, M. C.; MOREIRA, R. A.; CURI, P. N. Atrativos alimentares na flutuação populacional de moscas-das-frutas e abelha irapuá. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 3, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i3.5262. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5262. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.