Caracterização fisiológica de rizóbios isolados de nódulos de raiz e caule de Discolobium spp
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v9i3.5263Palavras-chave:
salinidade, pH, temperaturaResumo
Com o objetivo de caracterizar rizóbios isolados de nódulos de raiz e caule de Discolobium spp, uma leguminosa nativa do Pantanal mato-grossense, foram escolhidos aleatoriamente 10 isolados da coleção de cultura do Laboratório de Microbiologia do solo da UFMT. Os parâmetros avaliados foram crescimento em meio YM com diferentes concentrações salinas (0%, 1,5% e 3%), diferentes níveis de pH iniciais (6,8, 3,0 e 9,0), em duas temperaturas diferentes (28 e 39 °C) e produção de muco. De acordo com as análises todos os isolados apresentaram tolerância à salinidade e à temperatura de 39 °C. O pH alcalino foi mais prejudicial ao crescimento dos isoladosque o pH ácido, o que pode estar relacionado à adaptação aos solos ácidos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
CAMPOS, L.; MARTINS, M. E.; ELIAS NETO, N.; LOUREIRO, M. F. Caracterização fisiológica de rizóbios isolados de nódulos de raiz e caule de Discolobium spp. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 9, n. 3, 2000. DOI: 10.18188/sap.v9i3.5263. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5263. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.