Populações microbianas e composição química de silagem de milho
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i1.5287Palavras-chave:
bactérias ácido lácticas, bromatologia, mofos, silagemResumo
Avaliaram-se as populações microbianas, o pH e a composição química de silagens de milho produzidas ou não com inoculantes bacterianos, em seis períodos abertura dos silos (1, 3, 7, 14, 28 e 56 dias). Foi usado um arranjo fatorial 6 x 3 (seis períodos defermentação x três inoculantes), em um delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Avaliou-se os inoculantes microbianos Kera Sil® e Lacto Sil® e tratamento controle (sem inoculante). Aos 56 dias de fermentação, as contagens de
bactérias ácido lácticas não diferiram entre os tratamentos e o tratamento contendo o inoculante Kera Sil® apresentou menores contagens de fungos e de aeróbios mesófilos. Com relação aos valores de pH, não houve diferença significativa entre os tratamentos. Os teores de matéria seca, proteína bruta, matéria mineral, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido não foram influenciados pelos períodos de fermentação.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
POZZA, M. S. dos S.; POZZA, P. C.; TSUTSUMI, C. Y.; ALMEIDA, R. Z.; NUNES, R. V.; SABEDOT, M. A.; ZAMBOM, M. A. Populações microbianas e composição química de silagem de milho. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 1, p. p. 91, 2000. DOI: 10.18188/sap.v10i1.5287. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5287. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.