Digestibilidade protéica da farinha de resíduos da filetagem de tilápias e farinha de vísceras de aves para o piavuçu (Leporinus macrocephalus)
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i4.5433Palavras-chave:
aproveitamentos de resíduos, aquicultura, digestibilidade, peixes nativosResumo
O conhecimento dos coeficientes de digestibilidade permite a elaboração de rações que atendam a exigência nutricional dos animais, pelo conhecimento do aproveitamento dos nutrientes, presentes nos alimentos. O objetivo do presente trabalho foi determinar os coeficientes de digestibilidade da proteína bruta das farinhas de vísceras de aves e farinha de resíduo da indústria de filetagem de tilápias em juvenis de piavuçu (Leporinus macrocephalus). Foram utilizados 60 juvenis de piavuçu com peso inicial médio de 75,05±12,62g, distribuídos em três aquários de coleta com capacidade de 90 litros para a coleta das fezes. O arraçoamento foi realizado à vontade na fase de adaptação de 40 dias, quatro vezes ao dia 8h00, 11h00, 14h00 e 17h00 horas. No período de coleta das fezes, os peixes receberam alimentação as 8h00, 12h00 e 14h00 horas, de forma controlada, porém, das 16h00 às 20h00 horas receberam alimentação à vontade. Após 30 minutos da ultima alimentação foram realizadas as trocas de água e acoplados na parte inferior do aquário, o copo coletor das fezes que eram coletadas as 7h00 horas do dia seguinte. Os peixes foram alimentados com rações purificadas, sendo duas testes e uma referencia. Foi observado que a farinha de tilápia apresentou maior teor de coeficiente de digestibilidade aparente (89,94%) comparada à farinha de vísceras de aves (81,61%). A farinha de resíduos da indústria de filetagem de tilápias e a farinha de vísceras de aves são alimentos protéicos com ótimos índices de digestibilidade aparente da proteína e devem ser utilizados na alimentação do piavuçu, visando formular rações de custo mínimo que atendam às exigências da espécie.Downloads
Publicado
04-03-2013
Como Citar
SIGNOR, A. A.; NEU, D. H.; FEIDEN, A.; SIGNOR, A.; POTRICH, F. R.; BOSCOLO, W. R. Digestibilidade protéica da farinha de resíduos da filetagem de tilápias e farinha de vísceras de aves para o piavuçu (Leporinus macrocephalus). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 66–72, 2013. DOI: 10.18188/sap.v11i4.5433. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5433. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.