Geração de resíduos provenientes da suinocultura na região Oeste do Paraná: Um caso de insustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i2.5534Palavras-chave:
suinocultura, meio ambiente, ParanáResumo
No Paraná, a produção de suínos se faz presente desde o início da colonização, principalmente na região Oeste, quando era apenas uma atividade de subsistência para as famílias e posteriormente se tornou uma fonte de renda familiar. Na microrregião de EntreRios do Oeste - PR, a principal atividade econômica do Município está ligada a agropecuária na qual existe uma concentração na produção de 916,66 suínos/km2 atualmente, mas o município relata aumento para 2012 de mais 50% na atividade. Todavia, como as demais atividades humanas, a suinocultura interage com o meio ambiente o que gera grandes preocupações do ponto de vista ambiental, pois esta é uma das atividades agropecuárias de maior potencial poluidor em função do volume de dejetos produzidos e da sua composição, com altas cargas de matéria orgânica, nutrientes e patógenos, os dejetos suínos possuem 100 vezes mais poluentes que o esgoto urbano.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
HACK, E. C.; SATURNINO, P. M. F. da C.; MEINERZ, C. C.; NACKE, H.; ASSI, L.; GONÇALVES JR., A. C. Geração de resíduos provenientes da suinocultura na região Oeste do Paraná: Um caso de insustentabilidade. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 2, p. p.21, 2000. DOI: 10.18188/sap.v10i2.5534. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5534. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Revisões Bibliográficas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.