Primers microssatélites validados em tilápia do nilo no gene da aromatase cerebral (Cyp19b)
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i2.5536Palavras-chave:
Oreochromis niloticus, polimorfismo, reversão sexualResumo
A aromatase citocromo P450 é uma enzima que é responsável por um passo chave na biossíntese de estrogênio que está ligado à reprodução. Esta enzima é um produto do gene Cyp19 e catalisa a formação de estrogênio a partir de androgênio. O estrogênio éessencial para o desenvolvimento das gônadas e diversos processos fisiológicos, que vão desde o crescimento normal até o comportamento reprodutivo. Este estudo teve como objetivo a validação de primers para locus microssatélite presente na região
regulatória do gene Cyp19b de Oreochromis niloticus. Trinta amostras de três linhagens: Chitralada e Supreme da larvicultura Aquabel e GIFT da Universidade Estadual de Maringá – PR foram analisadas. Após a extração de DNA as amostras foram submetidas
a PCR utilizando os primers desenhados para flanquear a região microssatélite. Após a confirmação da amplificação as amostras foram submetidas à separação eletroforética no aparato Origins (Elchrom Scientific, USA) para identificação dos alelos. Foi
verificada a existência um polimorfismo na região promotora de Cyp19b nas três linhagens. Observamos três alelos, variando entre 123 e 141 pb. Os primers para a amplificação de microssatélite na região regulatória do gene Cyp19b foram eficientes e, portanto, seu uso para identificação de mutações nesta região pode ser empregada na análise típica de microssatélite. Estudos estão sendo conduzidos para correlacionar o efeito da temperatura com os alelos observados nos animais amostrados e a proporção de sexo resultante.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
RODRIGUES, M. D.; COSTA, R. A.; ACOSTA, I. B.; SILVA, J. C. da; ALMEIDA, D. B.; MOREIRA, C. G.; VERNETTI, C. H.; MOREIRA, L. M. H. Primers microssatélites validados em tilápia do nilo no gene da aromatase cerebral (Cyp19b). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 2, p. p.43, 2000. DOI: 10.18188/sap.v10i2.5536. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5536. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.