Desempenho do capim-tanzânia cultivado em solução nutritiva com a omissão de macronutrientes
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i2.5538Palavras-chave:
Ausência de nutrientes, sintomas, Panicum maximumResumo
Os efeitos da desordem nutricional na planta depende do nutriente e da espécie cultivada. O experimento foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito dos macronutrientes sobre a nutrição e o crescimento de plantas de Panicum maximum cv. Tanzânia, cultivado em solução nutritiva. As plantas do capim-Tanzânia foramcultivadas em vasos contendo solução nutritiva correspondendo a sete tratamentos sendo a completa e com ausência individual N, P, K, Ca, Mg e S, dispostos em delineamento inteiramente casualizado e três repetições. Após a descrição da sintomatologia dos nutrientes não aplicados, as plantas foram colhidas, 45 dias após o transplante, divididas em raiz e parte aérea e determinado os teores de macronutrientes. A supressão dos macronutrientes em capim-tanzânia provocou diminuição na produção de matéria seca destacando-se o nitrogênio, e na absorção de nutrientes, promovendo sintomas visuais característica para cada nutriente. Os teores dos macronutrientes na parte aérea do capim da solução nutritiva completa e com omissão dos nutrientes foram
respectivamente: N = 23,6-11,4; P = 1,7-0,3; K = 15,2-2,0; Ca = 3,8-0,7; Mg = 3,0-0,3; S = 1,0-0,6 g kg-1
.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
HOJO, R. H.; AVALHÃES, C. C.; VALE, D. W.; PRADO, R. M.; PIMENTEL, U. V. Desempenho do capim-tanzânia cultivado em solução nutritiva com a omissão de macronutrientes. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 2, p. p.63, 2000. DOI: 10.18188/sap.v10i2.5538. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5538. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.