Adubação nitrogenada e sulfatada aplicada em semeadura via fertilizante convencional e contendo S0, na nutrição e produção de grãos de milho
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i1.6267Palavras-chave:
enxofre, enxofre elementar, nitrogênio, Zea maysResumo
A disponibilidade de N e S nos estádios iniciais de desenvolvimento das plantas de milho é importante para que não haja o comprometimento do potencial produtivo da cultura. Em função disso conduziu-se um experimento em condições de campo com objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da adubação nitrogenada e sulfatada na semeadura do milho sobre a nutrição e produção de grãos de milho, comparando-se fertilizantes convencionais e uma fórmula concentrada contendo S na sua forma elementar e também prontamente disponível. Adotou o delineamento em blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos T1, T2, T3 e T4 corresponderam à aplicação de 100, 200, 300 e 400 kg ha-1 da fórmula 13-33-00 + 15% S, o que equivale, respectivamente, as seguintes doses de N-S, em kg ha-1: 13-15, 26-30, 39-45 e 52-60. Esse fertilizante é uma mistura granulada e possui 50% do S na forma de sulfato e 50% na forma elementar. Os tratamentos T5 e T6 (testemunhas) constaram da aplicação de 30 kg ha-1 de N (uréia) e 40 kg ha-1 de S (superfosfato simples), respectivamente. A aplicação de N e S na semeadura não alterou significativamente a concentração desses nutrientes na folha e a produção de grãos de milho. Na comparação entre as fontes uréia ou superfosfato simples e a fórmula 13-33-00 + 15% S nenhuma diferença significativa foi observada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.