Efeito das classes de peso sobre o rendimento de processamento de tucunaré (Cichla sp.)
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i1.6558Palavras-chave:
tamanho variáveis, filé de peixe, filetagem, tucunaréResumo
O trabalho teve como objetivo analisar o rendimento de carcaça, filé e subprodutos do tucunaré, a fim de estabelecer padrões de peso economicamente viáveis para a comercialização e consumo. Foram utilizados 60 exemplares de tucunaré divididos em seis classes de peso: 0 á 500g (C1); 501 á 1.000g (C2); 1.001 á 1.500g (C3); 1.501 á 2.000g (C4); 2.001 á 2.500g (C5); 2.501g acima (C6). Foram aferidos os seguintes parâmetros: PCE - peso do corpo eviscerado; PF - peso do filé; PS - peso das vísceras + brânquias + carcaça; CP - comprimento padrão = aferido desde a ponta do focinho até o pedúnculo caudal; AC - altura corporal = aferido desde a base da nadadeira dorsal até a parte ventral; largura do filé; comprimento do filé; espessura do filé. Posteriormente calculado os parâmetros de rendimentos. Conclui-se que os peixes da C3 se destacaram devido a um melhor rendimento de filé. Já a categoria C1 apresenta maiores vantagens sobre as demais, devido proporcionar um bom rendimento de filé.Downloads
Publicado
06-05-2014
Como Citar
HONORATO, C. A.; ANGÉLICI, A. F.; SMERMAN, W.; DAL BEM, C. R. Efeito das classes de peso sobre o rendimento de processamento de tucunaré (Cichla sp.). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 65–70, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i1.6558. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/6558. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.