Rastreamento de fontes de contaminação do leite cru em diferentes pontos do processo de produção
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.6934Palavras-chave:
higienização, micro-organismos, qualidadeResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do leite cru refrigerado, por meio de análises microbiológicas sendo utilizados swabs em três pontos distintos da ordenhadeira, sendo estes representados pela teteira (último conjunto), mangueira conectada ao tanque e recipiente da unidade final, antes e após a adoção dos procedimentos de higienização do equipamento. O experimento foi realizado no período de maio a junho de 2009, em cinco propriedades leiteiras, todas situadas na região oeste do Paraná. Os dados obtidos foram por meio de check list e análise dos diversos pontos de produção sendo avaliados os micro-organismos mesófilos e psicrotróficos. A higienização não é vista pelos produtores como elemento gerador de qualidade. Os principais pontos de contaminação foram teteira seguida da mangueira conectada ao tanque. Com relação às amostras de leite coletadas, uma delas estava fora dos padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação vigente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.