Estudos preliminares sobre conservas de azeitonas naturalmente maturadas sul mineiras: avaliação de acidez
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i3.7653Palavras-chave:
Olea europaea, processamento, caracterização físico-química.Resumo
As azeitonas de mesa naturalmente maturadas são produzidas de forma tradicional e muito apreciadas no Brasil. Neste trabalho pretendeu-se contribuir para o processamento das azeitonas pretas fermentadas naturalmente, utilizando-se diferentes tratamentos e posterior avaliação da acidez. Utilizaram-se experimento 4 Kg de frutos maduros, colhidos em plantas produtivas, de cinco cultivares mantidas em coleção na EPAMIG. Foram utilizados potes de vidro de 250 mL vedados com tampas metálicas, previamente esterilizadas, no processamento das conservas. A seguir, as azeitonas foram lavadas e sanitizadas com NaClO a 200 mg L-1 por 30 minutos. Posteriormente as amostras foram pesadas em 300 g de cada cultivar por tratamento, divididas em 3 potes. A salmoura foi preparada com água filtrada e fervida por 10 minutos. Após o esfriamento da salmoura, prepararam-se os doze tratamentos. Para a avaliação das conservas foi realizado o teste de acidez por titulometria aos 90 dias pós-processamento. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em fatorial duplo, contendo 5 cvs. oliveira de azeitonas naturalmente maduras (‘Galega’; ‘JB1’; ‘JB2’; ‘Negroa’ e ‘Mission’) x 12 tratamentos (com e sem branqueamento, com e sem hidróxido de sódio, sal grosso e sal marinho a 7%, com descanso a 5, 7 e 9% e sem descanso a 5, 7 e 9%) para processamento de conservas, contendo 3 repetições. Verificou-se melhor acidez na elaboração de conservas de azeitonas pretas submetidas ao processo de branqueamento, tratadas com hidróxido de sódio, com descanso a 5 e 9% e submetidas em conserva com sal grosso. A cultivar ‘Negroa’ apresenta maior aptidão para fabricação de conservas, seguida da ‘Galega’.Downloads
Publicado
10-09-2014
Como Citar
MEDEIROS, R. M. L.; SILVA, D. F.; VILLA, F.; FERNANDES, F. L. F. Estudos preliminares sobre conservas de azeitonas naturalmente maturadas sul mineiras: avaliação de acidez. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 235–242, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i3.7653. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/7653. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.