Disponibilidade de carbono orgânico nos solos do cerrado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i4.7792Palavras-chave:
agregação, matéria orgânica, qualidade do soloResumo
A qualidade do solo é uma preocupação que a cada ano torna-se mais crescente e atual. Com a intensiva exploração agrícola no mundo, principalmente nos países tropicais, os sistemas que visam à conservação dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo tornam-se uma alternativa viável para a manutenção da qualidade do solo e a sustentabilidade do ambiente. Assim, objetiva-se com esse trabalho expor uma revisão que demostre a relação dos atributos físicos e químicos dos solos que possuem diferentes taxas de carbono orgânico nas condições de Cerrado no Brasil. Pois, nestes ambientes os teores da matéria orgânica do solo - MOS e do carbono orgânico - CO, estão associados e dependem das taxas de adição de resíduos e da intensidade dos processos de decomposição da matéria orgânica dos solos - MOS. Portanto, manejos que buscam o aumento da MOS como o plantio direto – PD, tende a acumular o COS, como resultados observa um aumento crescente dos índices de agregação, maior capacidade de reter água, maior porosidade e maior resistência à erosão. Além destes, os solos apresentaram uma melhor fertilidade e qualidade do solo e, consequentemente maior capacidade produtiva. Contudo, a entrada da MOS também está correlacionada com as condições de clima (pluviosidade, temperatura e etc), textura (argila, silte e areia), a estrutura do solo e fatores biogeoquímicos do ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.