Reprodutividade e parasitismo de Meloidogyne incognita em plantas espontâneas do oeste paranaense
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i4.8288Palavras-chave:
nematoide de galhas, meloidoginose, plantas infestantes.Resumo
Os nematoides do gênero Meloidogyne possuem ampla distribuição geográfica e vasta diversidade de hospedeiros, sendo Meloidogyne incognita uma das espécies que afetam a produção agrícola da região Oeste Paranaense. As plantas daninhas presentes nas lavouras podem multiplicar o inóculo e garantir altas densidades populacionais do nematoide. O objetivo deste trabalho é conhecer a reprodução de M. incognita em plantas daninhas e verificar a reação destas plantas ao nematoide. Foram avaliadas 10 espécies, inoculadas com suspensão de 5.000 ovos/J2 (Pi). Após 60 dias, avaliou-se o índice de galhas (IG), número de OVOS/SR (Pf), fator de reprodução (FR), índice de reprodutividade (IR) e Grau de Resistência (GR). Avaliando o IG, as plantas Leonorus sibicurus, Malvastrum coromandelianum e Solanum americanum apresentaram valores maiores que os demais tratamentos. Em relação a Pf as espécies que apresentaram maiores valores foram Malvastrum coromandelianum, Conyza canadensis, Euphorbia heterophylla e Cenchrus echinatus, porém, ao avaliar o FR todas se comportaram como resistentes. Em relação ao IR, todas as espécies se comportaram como muito resistentes (GR).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.