Indução e regeneração de embriões somáticos de cana-de-açúcar RB996961
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i3.9081
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Palavras-chave:
Saccharum spp., cultura de tecido vegetal, embriogênese somáticaResumo
A cana-de-açúcar é uma cultura muito plantada no Brasil devido a grande importância econômica de seus produtos, como etanol e açúcar. Sendo assim, a cultura está freqüentemente inserida em programas de melhoramento genético. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou avaliar a resposta morfogênica do genótipo RB996961 à indução de embriogênese somática, com subsequente regeneração dos embriões. Segmentos transversais de 2-3 mm de espessura de folhas jovens oriundas de plantas com 6 a 9 meses de idade foram cultivados em meio MS sólido contendo três concentrações de ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) para indução de calos embriogênicos. Os melhores resultados foram obtidos usando 13,5 ou 31,5 µM L-1 de 2,4-D em 45 ou 60 dias de incubação em meio de indução, um a três subcultivos e 15 a 45 dias de incubação em meio de regeneração. Este resultado mostra que o protocolo utilizado para o genótipo RB996961 foi eficiente para produção de embriões somáticos (superior a 80%), contudo, necessitando de ajustes na fase de regeneração (62,6 a 73,4%).Downloads
Publicado
18-09-2015
Como Citar
ALMEIDA, R. de O.; SILVA, S. D. dos A. e; VARGAS, D. P.; DUTRA, L. F. Indução e regeneração de embriões somáticos de cana-de-açúcar RB996961. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 154–159, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i3.9081. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9081. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.