Atividade fungitóxica in vitro de extratos vegetais sobre o crescimento micelial de fungos fitopatogênicos
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i2.9177Palavras-chave:
Ocimum basilicum, Baccharis trimera, Cnicus benedictus, Alternaria alternata, plantas medicinaisResumo
Plantas medicinais apresentam em sua composição princípios ativos derivados do metabolismo secundário que apresentam ação fungistática e/ou fúngitóxica no desenvolvimento de fungos fitopatogênicos. Este trabalho teve como objetivo estudar extratos aquosos das plantas medicinais Ocimum basilicum, Baccharis trimera e Cnicus benedictus no crescimento in vitro de fitopatógenos. O delineamento experimental inteiramente casualizado contou com três espécies medicinais, seis concentrações de cada extrato aquoso (1%, 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 50%), cinco fitopatógenos - Alternaria alternata, Colletotrichum graminicola, Phytophthora sp., Rhizoctonia solani e Sclerotinia rolfsii, cada um com quatro repetições. As variáveis analisadas foram inibição do crescimento micelial (ICM), crescimento micelial final (CMF) e área abaixo da curva do crescimento micelial (AACCM). Os extratos aquosos em diferentes concentrações apresentaram interações significativas para as variáveis analisadas, demonstrando potencial na inibição do crescimento destes fitopatógenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.