Variação dimensional da madeira tratada de Eucalyptus grandis e Eucalyptus cloeziana
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i3.9439Palavras-chave:
Eucalipto, Massa específica, RetratibilidadeResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento das variações dimensionais das madeiras tratadas de Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden e de Eucalyptus cloeziana F. Muellé. Foram confeccionados corpos de prova devidamente orientados, com dimensões de 20 x 20 x 100 mm, com maior dimensão no sentido longitudinal, adaptadas as dimensões da norma COPANT 30:1-005. Para cada espécie foram utilizados 15 corpos de prova. As medidas dos sentidos radial, tangencial e longitudinal foram obtidas com o auxílio de um paquímetro digital de 0,01 mm de precisão, assim como a massa (g) dos corpos de prova em balança analítica de 0,01 g de precisão. Os valores obtidos da massa específica da madeira das espécies apresentaram diferenças significativas, assim como na avaliação das características da contração, mesmo comportamento foi identificado para o inchamento da madeira. Os valores encontrados para anisotropia de contração e anisotropia de inchamento não apresentaram diferença estatística entre si e nem entre as espécies. Conforme a literatura sobre retratibilidade de Durlo e Marchiori (1992), as espécies em estudo enquadram-se como madeiras normais.Downloads
Publicado
18-09-2015
Como Citar
CARVALHO, D. E.; SANTINI, E. J.; VIVIAN, M. A.; FREITAS, D. L. D.; AZAMBUJA, R. da R. Variação dimensional da madeira tratada de Eucalyptus grandis e Eucalyptus cloeziana. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 178–182, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i3.9439. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9439. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.