Avaliação in vivo e características da carcaça de cordeiros Santa Inês alimentados com resíduo de cervejaria
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i0.9441Palavras-chave:
carne, ovinocultura, subproduto.Resumo
Objetivou-se avaliar o uso do resíduo seco de cervejaria na alimentação e seus efeitossobre medidas in vivo e características de carcaça de cordeiros terminados em confinamento.Foram utilizados 20 cordeiros machos não castrados da raça Santa Inês, com 20 kg de peso vivoao início do experimento, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado entre as dietas:controle, 20%, 40% e 60% de inclusão do resíduo de cervejaria em substituição ao concentrado.No 94o dia de confinamento, os animais passaram por jejum de sólidos de 16 h, e então foramrealizadas as medições biométricas, pesagem e avaliação subjetiva da condição e daconformação corporal. Após o abate, foram avaliados os pesos, rendimentos e medidas decarcaça. As medidas realizadas in vivo e as características de carcaça não foram afetadas pelosdiferentes níveis de inclusão do resíduo, exceto o comprimento interno de carcaça ecomprimento de perna. Os animais atingiram 32 kg de peso vivo ao final do experimento eescore de 3,30, caracterizando-os como animais ligeiramente gordos. Também apresentarampesos e rendimentos de carcaça ideais e bom desenvolvimento muscular no posterior. O resíduode cervejaria pode ser utilizado em até 60% em substituição ao concentrado de cordeirosterminados em confinamento.Downloads
Publicado
23-02-2014
Como Citar
CAVILHÃO, C.; COSTA, P. B.; VILELA, C. G.; JÚNIOR, N. K.; HERMES, P. R.; TAFFAREL, L. E. Avaliação in vivo e características da carcaça de cordeiros Santa Inês alimentados com resíduo de cervejaria. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, p. 320–330, 2014. DOI: 10.18188/sap.v12i0.9441. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9441. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.