O espectro da Lei de Bronze: uma reflexão sobre a teoria política de Robert Michels por meio do contextualismo social
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24526Palavras-chave:
Contextualismo Social, Democracia, Oligarquias, Representação.Resumo
A obra de Robert Michels, denominada Sociologia dos partidos políticos, publicada originalmente em alemão em 1911, é um estudo feito com base na investigação empírica do Partido Socialdemocrata Alemão (SPD), por meio do qual Michels constrói sua famosa “Lei de Bronze” da burocratização e oligarquização de toda organização social complexa. Passados mais de 100 anos de sua formulação, o espectro da lei de bronze continua a aparecer nos debates acerca das organizações humanas. Compreendendo esse duradouro legado e sua relevância, o presente artigo tem como objetivo central apresentar a possibilidade de uso da teoria michelsiana para além da forma como é comumente evocada, como um meio de justificação ao abandono do ideal democrático. Com isso, pretende-se, por meio do uso do contextualismo social, evidenciar o potencial da obra de Michels como um importante mecanismo de reflexão no complexo processo de formulação das instituições representativas no século XXI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.