O espectro da Lei de Bronze: uma reflexão sobre a teoria política de Robert Michels por meio do contextualismo social

Auteurs-es

  • Jhonathan Matheus Dias Unioeste
  • Geraldo Magella Neres unioeste

DOI :

https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24526
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Contextualismo Social, Democracia, Oligarquias, Representação.

Résumé

A obra de Robert Michels, denominada Sociologia dos partidos políticos, publicada originalmente em alemão em 1911, é um estudo feito com base na investigação empírica do Partido Socialdemocrata Alemão (SPD), por meio do qual Michels constrói sua famosa “Lei de Bronze” da burocratização e oligarquização de toda organização social complexa. Passados mais de 100 anos de sua formulação, o espectro da lei de bronze continua a aparecer nos debates acerca das organizações humanas. Compreendendo esse duradouro legado e sua relevância, o presente artigo tem como objetivo central apresentar a possibilidade de uso da teoria michelsiana para além da forma como é comumente evocada, como um meio de justificação ao abandono do ideal democrático. Com isso, pretende-se, por meio do uso do contextualismo social, evidenciar o potencial da obra de Michels como um importante mecanismo de reflexão no complexo processo de formulação das instituições representativas no século XXI.

Bibliographies de l'auteur-e

Jhonathan Matheus Dias, Unioeste

Graduado em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo.

E-mail: jhonathan.dias2019@outlook.com

Geraldo Magella Neres, unioeste

Graduado em Ciências Sociais (UNESP/Marília), Mestre e Doutor em Ciências Sociais (UNESP/Marília), professor no curso de Ciências Sociais na Unioeste, Campus de Toledo. E-mail: geraldomagellaneres@yahoo.com.br

Téléchargements

Publié-e

11-04-2020

Comment citer

DIAS, J. M.; NERES, G. M. O espectro da Lei de Bronze: uma reflexão sobre a teoria política de Robert Michels por meio do contextualismo social. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 133–150, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v26i52.24526. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/24526. Acesso em: 10 mai. 2025.