O espectro da Lei de Bronze: uma reflexão sobre a teoria política de Robert Michels por meio do contextualismo social
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24526Mots-clés :
Contextualismo Social, Democracia, Oligarquias, Representação.Résumé
A obra de Robert Michels, denominada Sociologia dos partidos políticos, publicada originalmente em alemão em 1911, é um estudo feito com base na investigação empírica do Partido Socialdemocrata Alemão (SPD), por meio do qual Michels constrói sua famosa “Lei de Bronze” da burocratização e oligarquização de toda organização social complexa. Passados mais de 100 anos de sua formulação, o espectro da lei de bronze continua a aparecer nos debates acerca das organizações humanas. Compreendendo esse duradouro legado e sua relevância, o presente artigo tem como objetivo central apresentar a possibilidade de uso da teoria michelsiana para além da forma como é comumente evocada, como um meio de justificação ao abandono do ideal democrático. Com isso, pretende-se, por meio do uso do contextualismo social, evidenciar o potencial da obra de Michels como um importante mecanismo de reflexão no complexo processo de formulação das instituições representativas no século XXI.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.