Saúde, doença e religiosidade na perspectiva de benzedeiras que atuam na Região Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Taíza Gabriela Zanatta Crestani
  • Aline Iubel
  • Sílvio Antônio Colognese
  • Michelli Cristhini Styburski

Resumo

Resumo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de compreender de que forma benzedeiras que residem e atuam em municípios da região extremo oeste do Estado de Santa Catarina organizam os rituais de cura e relacionam as condições de saúde e adoecimento à crença/prática religiosa. Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas individuais e do uso da técnica da observação participante. Foram efetuadas visitas aos espaços onde os rituais são efetuados, para identificar instrumentos, cânticos, orações e plantas que estruturam o ofício do benzer. Em linhas gerais, os resultados deste estudo evidenciam que as condições de saúde e doença são interpretadas pelas benzedeiras sob ângulos plurais, privilegiando-se as conexões entre corpo-mente e sujeito-meio ambiente. A sua relevância para as ciências sociais se evidencia na medida em que contribui para aprofundar a reflexão a respeito das práticas populares de cura, lançando luz ao contexto onde elas se desenvolvem.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

CRESTANI, T. G. Z. .; IUBEL, A.; COLOGNESE, S. A.; STYBURSKI, M. C. Saúde, doença e religiosidade na perspectiva de benzedeiras que atuam na Região Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 7–18, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/29896. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>