DOSSIÊ: Para além da fronteira: Estudos interdisciplinares sobre dinâmicas e complexidades fronteiriças

Autores

  • Eric Gustavo Cardin
  • Kelly Cardoso da Silva

Resumo

Pensar em fronteira significa pensar além de uma simples divisão linear entre dois territórios distintos. A borda geográfica que margeava a vivência territorial, impondo uma divisa de controle a relações possíveis, dá lugar a uma dinâmica de trocas: comerciais, culturais, sociais etc. Chega-se, desta feita, aos mais diversos usos fronteiriços: fronteiras sociais, fronteiras éticas, fronteiras epistemológicas e assim em diante.
Assim, o “limite” territorial cede passo à “liberdade”, ao livre “comércio” de ideias e de práticas, operado nas mais diversas dimensões humanas. Nesse caso, é de se concordar com José de Souza Martins quando nos revela que a fronteira é a fronteira da humanidade (MARTINS, 2016) , e com isso essa temática envolve um fazer social e suas dinâmicas, complexidades e contradições.

Arquivos adicionais

Publicado

09-01-2025

Como Citar

CARDIN, E. G.; SILVA, K. C. da. DOSSIÊ: Para além da fronteira: Estudos interdisciplinares sobre dinâmicas e complexidades fronteiriças. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 31, n. 62, p. 3, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/34740. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

Apresentação de Dossiê