A importância da luta pelos direitos de pessoas com deficiência: surdez
Resumo
A intenção teórica e discursiva deste artigo foi ressaltar a importância da luta pelos direitos de pessoas com necessidades especiais e deficiência, com ênfase na pessoa surda, visto que, a limitação da pessoa com deficiência não está propriamente na lesão ou condição física, seja ela visual, auditiva, física ou intelectual/mental, mas, na forma como a sociedade se adequa às suas necessidades específicas, proporcionando ou não um convívio de qualidade e satisfatório com os demais. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, com método qualitativo, pautando-se na leitura de artigos, textos e pesquisas científicas, além do estudo das leis atuais voltadas às pessoas com deficiência, sobretudo a Lei 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência e demais leis específicas para o grupo social estudado. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar os instrumentos legais que têm por finalidade garantir a inclusão de pessoas com deficiência, apresentando os desafios que o surdo encontra para que suas necessidades específicas sejam atendidas. Os resultados apontaram que de forma lenta ocorreram muitos avanços relacionados a inclusão do surdo, mas, que ainda existem barreiras a serem transpostas para a efetiva inclusão da comunidade surda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.