Aprendizagem da língua portuguesa por meio de recursos educacionais digitais para o estudante surdo no ensino fundamental
Resumo
O presente artigo visa refletir sobre a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o estudante surdo no ensino fundamental, discutindo sobre a importância da utilização dos Recursos Educacionais Digitais como ferramentas auxiliares nesse processo. O caminho metodológico escolhido foi o estudo bibliográfico, fundamentando seus aportes teóricos na linguagem, identidade e valorização da cultura surda, e conjugando esses saberes às novas tecnologias de ensino. Diante das significativas transformações vividas pela escola nos últimos anos, quando houve a necessidade de (re) adaptação às novas demandas de ensino e às novas tecnologias, e pela complexidade dos processos de aprendizagem da língua portuguesa por estudantes surdos, tornou-se necessário repensar as metodologias de ensino mais tradicionais, adequando-as à nova realidade. No âmbito educacional, a inserção das tecnologias na língua portuguesa nos eixos da leitura, da escrita, dos conhecimentos linguísticos, dos conhecimentos gramaticais e da literatura atua num movimento que considera as especificidades da surdez, mas também considera seu aprendiz como sujeito cognoscente nesse processo. Ao conceber a aprendizagem da língua portuguesa para os estudantes surdos no ensino fundamental como extremamente complexa por inúmeros intervenientes, e ao perceber que este processo é também muitas vezes monótono, enfadonho e pouco atrativo, foi necessário buscar novas estratégias de ensino a esse público. Nesse cenário, o uso dos recursos educacionais digitais como ferramentas que auxiliam o professor no processo de ensino e que possibilitam o desenvolvimento de habilidades estratégicas e criativas, enriquecem o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua para os estudantes surdos no ensino fundamental.
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