Motoristas passam pela estrada. Motociclistas fazem parte da paisagem
Resumo
Este artigo trata do nosso estudo a respeito da noção nativa de rodar que os motociclistas têm para si e que é tão divulgado, internamente, pelo motociclismo, em particular pelos motos clubes e moto grupos. A esta noção de rodar se liga outra, a da liberdade do indivíduo, igualmente cara ao motociclismo, a qual abordamos na medida de sua ligação direta com a experiência dos “roles”. Apresentamos nossas considerações a respeito, a partir do trabalho feito ao longo dos últimos meses, cuja perspectiva decorre do nosso contato pessoal com integrantes de alguns motoclubes, motogrupos e motociclistas sem grupos; de conversas com mecânicos de motos; da pesquisa e contatos feitos nas mídias sociais mais utilizadas pelos motociclistas; do nosso conhecimento da cena custom e, em parte, da cena dos outros estilos de motocicletas; dos relatos vividos e narrados por bikers, motoqueiros ou motociclistas, da cena paranaense e nacional, como também da dados obtidos dos levamentos de bibliografias e outras fontes de informação, além da experiência vivida por um de nós ser motociclista há vários anos e membro de um motoclube.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.