A ALIMENTAÇÃO DAS PRESAS NA PENITENCIÁRIA FEMININA MADRE PELLETIER
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v19i37.9099Palabras clave:
alimentação, direitos humanos, prisãoResumen
Esse trabalho visa mostrar como acontece a alimentação das apenadas na PenitenciáriaFeminina Madre Pelletier, localizada em Porto Alegre. Partindo da premissa de que o gostovaria conforme a classe social na qual a pessoa tenha sido criado ou viva busca constatar se odireito à assistência material, no caso o direito à alimentação da presa, está sendo respeitadopelo Estado. Assim, a partir de pesquisa de campo, se busca analisar e avaliar a alimentaçãodas apenadas. Para tanto, com fundamento em observações e entrevistas realizadas no mêsde maio de 2012, com a nutricionista responsável, apenadas que trabalham na cozinha,agentes penitenciárias e o juiz de Direito que fiscaliza a Casa, observou-se as situaçõesreferentes à qualidade e quantidade do alimento, bem como higiene do local onde é preparadoe da maneira como é servido. Percebe-se que as presas não relatam queixas no que se refereà alimentação, nem sobre a qualidade ou a quantidade. Não reclamam também das condiçõesde higiene da cozinha, nem do preparo dos pratos. Essa situação, diferenciada em relação aosistema prisional pátrio é reconhecida também pelo juiz. Assim, pode-se afirmar quealimentação, nesta Casa, respeita os direitos humanos das pessoas ali privadas de liberdadeDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.