A importância da literatura visual como prática de letramento na educação do estudante surdo

Authors

  • Maria Lourdes de Moura

Abstract

O ato de contar histórias é um hábito tão antigo quanto a civilização e esteve presente em diferentes culturas, atuando como um dispositivo para a aprendizagem de forma lúdica e afetiva. As histórias e as representações da cultura surda, caracterizada pela literatura visual, evidenciam o caminho da autorrepresentação dos surdos na luta pelo estabelecimento do que reconhecem como suas identidades, legitimando sua língua, suas formas de narrar as histórias, e se narrar. Assim sendo, a didática cultural surda vem orientando para uma educação com nas metodologias visuais, nas práticas de letramento tanto visual quanto linguístico, com recursos de imagens, associados as informações de textos que narrem as vivências surdas. Materiais pedagógicos que façam parte do mundo real desses sujeitos e que possam ser trabalhados na perspectiva dos letramentos onde o visual e o imagético são usados com grande relevância para estas produções. Por isso a proposta do uso da literatura visual ou literatura surda vem ao encontro dessa necessidade, pois culturalmente é através das produções literárias que as pessoas exploram a imaginação, contam história, manifestam emoções e transmitem elementos às gerações posteriores. Assim sendo, esse estudo está organizado a partir da metodologia bibliográfica e objetiva discutir a importância da literatura visual como recurso que amplia a condição de letramento e desenvolvimento das crianças e jovens surdos no ambiente escolar.

Published

03-09-2025

How to Cite

MOURA, M. L. de. A importância da literatura visual como prática de letramento na educação do estudante surdo. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 19, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36107. Acesso em: 21 dec. 2025.

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