O contexto social da obra de Ellen Meiksins Wood e a busca por sistematizar uma teoria de classes
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24509Mots-clés :
Democracia, Luta de Classes, Teoria Política, Ellen Wood.Résumé
O artigo resgata a proposta de Ellen Wood sobre a necessidade de sistematizar uma teoria sobre classes que embase uma renovação do materialismo histórico. Wood pretende em sua renovação embasar a luta pela Democracia Substantiva em que esteja ao alcance do poder do povo não só os ritos que desembocam em uma representação política, mas também a real possibilidade de isegoria, de autodeterminação dos produtores, mediante a “liberdade de livre associação (sic)”. Tal intento só pode ocorrer a partir da organização da classe operária, de uma classe como sujeito histórico, para a luta de classes contra os apropriadores amparados pelo Poder Estatal. Para isto, o artigo resgata dados biográficos, o ideal humano e o contexto social da produção de Ellen Wood para compreender a especificidade histórica das suas ideias. Com isso, explica-se o motivo pelo qual a autora entende que a concepção de classe que atende ao empreendimento é a concepção formulada pelo historiador britânico E. P. Thompson.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.