Deficiência intelectual no ensino superior: desafios no processo de acesso, permanência e conclusão

Autores

  • Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin
  • Samilly Lorenzatto da Silva

Resumo

Objetiva-se com este trabalho, discutir os desafios no processo de acesso, permanência e conclusão do Ensino Superior, vivenciado por pessoas com Deficiência Intelectual. Para tal, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, revisitando leis e produções que abordam essa temática do ponto de vista teórico e prático. Resgatou-se os aspectos históricos da Deficiência Intelectual e seus respectivos estigmas, problematizando o modo como estes afetam diretamente na perspectiva de acesso estudantil e de trabalho. A partir disso, o trabalho também propõe possibilidades de estratégias que atuem de modo mais eficaz tanto no acesso, quanto na permanência e conclusão de pessoas com deficiência, tendo como a principal delas a mediação docente.

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

DENARDIN , J. Ângelo dos S.; SILVA , S. L. da. Deficiência intelectual no ensino superior: desafios no processo de acesso, permanência e conclusão. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 13, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36117. Acesso em: 17 set. 2025.

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