AS DIMENSÕES DE ENSINO DA ORALIDADE NOS MATERIAIS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM 2013

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27299

Palavras-chave:

Dimensões de ensino do oral, Oralidade, Formação docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a abordagem e as orientações didáticas dadas às dimensões de ensino da oralidade nos materiais didáticos do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em 2013. Baseamo-nos em alguns estudos relacionados ao ensino da língua portuguesa e da oralidade, bem como de concepção de formação continuada: Bakhtin (2010); Schneuwly e Dolz (2004) etc. Além disso, nossas categorias foram construídas com base nas dimensões de ensino indicadas por Leal, Brandão e Lima (2012), que são: (1) Valorização do texto da tradição oral; (2) Oralização de textos escritos; (3) Variação linguística e relações entre fala e escrita; (4) Produção e compreensão de gêneros orais, bem como a dimensão: Situações informais de interação oral (5), identificadas nesse estudo. Analisamos os 36 cadernos utilizados na formação do PNAIC, de forma qualitativa e com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados encontrados apontam que, nos cadernos utilizados nas formações, a oralidade é reconhecida como objeto de ensino da língua portuguesa, pois são apresentados objetivos claros de ensino do eixo oral, além de ampla abordagem das dimensões de ensino da oralidade apresentadas pelos estudos norteadores dessa pesquisa.

Biografia do Autor

Julia Teixeira SOUZA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (2018). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE, Graduada em Pedagogia pela UFPE. Atualmente é professora do 1º ano do ciclo de alfabetização da Prefeitura Municipal do Recife. Possui experiência na área de Educação,com ênfase em ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), no qual desenvolve atividades de formação de professores, elaboração de materiais para formação docente, produção e análise de materiais didáticos (jogos e livros) e organização de eventos como Fóruns, Seminários e Congressos. 

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves PESSOA, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Membro do Centro de Estudo em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na graduação e na pós-graduação no Programa de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, ortografia, escrita e ensino.

Referências

ARAÚJO, Liane Castro de. Quem desmafagafizar bom desmafagafizador será: textos da tradição oral na alfabetização. Salvador: EDUFBA, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BAGNO, M. Preconceito lingüístico: o que é e como se faz. São Paulo, Loyola, 1999.

BAGNO, Marcos. Nada na Língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização: ano 3: unidade: 1 Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização: ano 3: unidade: 2. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 1. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 2. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 6. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 7. Brasília: MEC, SEB, 2012.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: Como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

LEAL, Telma F., BRANDÃO, Ana Carolina P., NASCIMENTO, Bárbhara Elizabeth S. Basta conversar? A prática de ensino da oralidade no segundo ciclo. In: Heinig, Otília L.; Fronza, Cátia de A. (orgs.) Diálogos entre Linguistica e Educação. Blumenau: Edifurb, 2010.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LIMA, Juliana de Melo. A oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos? In: LEAL, Telma F., GOIS, siane (Orgs.). A oraliade na escola: a investigação do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

LEAL, Telma Ferraz; SEAL, Ana Gabriela de Souza. Entrevistas: propostas de ensino em livros didáticos. In: LEAL, Telma Ferraz, GOIS, Siane (orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

MAGALHÃES, Guedes Tânia. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN e no PNLD X a prática nos livros didáticos. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A oralidade no contexto de usos linguísticos: caracterizando a fala. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio e DIONÍSIO, Ângela Paiva. (orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MARCUSCHI, L. Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane e SALES, Glaís (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

SCHNEUWLY, Bernard. Les operations langagieres. In: SCHNEUWLY, Bernard(org.). Le language ecritchez l’enfant. Paris: Delachaux & Niestle, 1988.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane e SALES, Glaís (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e Ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ROJO, Roxane e SALES, Glaís (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

SIGNORINI, Inês. Apresentação. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SOUZA, Julia Teixeira. Concepção de Oralidade Presente no PNAIC e na formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores de Pernambuco. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

Recebido em 30-04-2021

Revisões requeridas em 13-08-2021

Aceito em 18-08-2021

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

SOUZA, J. T.; PESSOA, A. C. R. G. AS DIMENSÕES DE ENSINO DA ORALIDADE NOS MATERIAIS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM 2013. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 24–35, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27299. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27299. Acesso em: 19 abr. 2024.