THE DIMENSIONS OF TEACHING ORALITY IN THE MATERIALS OF THE PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA IN 2013.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27299Keywords:
Teacher training, Orality, Oral teaching dimensionsAbstract
This article aims to analyze the approach and didactic guidelines given to the dimensions of teaching orality in the didactic materials that comprised the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) in 2013. Based on some studies related to teaching the Portuguese language and orality, as well as the concept of continuing education: Bakhtin (2010); Schneuwly and Dolz (2004), etc. In addition, our categories were built based on the teaching dimensions indicated by Leal, Brandão and Lima (2012), which are: (1) Valorization of the oral tradition text; (2) Oralization of written texts; (3) Linguistic variation and speech and writing relations; (4) Production and understanding of oral genres, as well as the dimension (5) Informal situations of oral interaction, identified in this study. We analyzed the 36 notebooks used in the formation of the PNAIC, in a qualitative way and based on content analysis (Bardin, 1977). The results found point out that the notebooks used in the training recognize orality as an object of teaching the Portuguese language, presenting clear teaching objectives and a broad approach to the dimensions of teaching orality presented by the studies guiding this research.
References
ARAÚJO, Liane Castro de. Quem desmafagafizar bom desmafagafizador será: textos da tradição oral na alfabetização. Salvador: EDUFBA, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BAGNO, M. Preconceito lingüístico: o que é e como se faz. São Paulo, Loyola, 1999.
BAGNO, Marcos. Nada na Língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização: ano 3: unidade: 1 Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização: ano 3: unidade: 2. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 1. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 2. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 6. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação no campo: educação no campo: unidade 7. Brasília: MEC, SEB, 2012.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: Como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
LEAL, Telma F., BRANDÃO, Ana Carolina P., NASCIMENTO, Bárbhara Elizabeth S. Basta conversar? A prática de ensino da oralidade no segundo ciclo. In: Heinig, Otília L.; Fronza, Cátia de A. (orgs.) Diálogos entre Linguistica e Educação. Blumenau: Edifurb, 2010.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LIMA, Juliana de Melo. A oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos? In: LEAL, Telma F., GOIS, siane (Orgs.). A oraliade na escola: a investigação do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
LEAL, Telma Ferraz; SEAL, Ana Gabriela de Souza. Entrevistas: propostas de ensino em livros didáticos. In: LEAL, Telma Ferraz, GOIS, Siane (orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
MAGALHÃES, Guedes Tânia. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN e no PNLD X a prática nos livros didáticos. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A oralidade no contexto de usos linguísticos: caracterizando a fala. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio e DIONÍSIO, Ângela Paiva. (orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MARCUSCHI, L. Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane e SALES, Glaís (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard. Les operations langagieres. In: SCHNEUWLY, Bernard(org.). Le language ecritchez l’enfant. Paris: Delachaux & Niestle, 1988.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane e SALES, Glaís (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e Ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ROJO, Roxane e SALES, Glaís (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
SIGNORINI, Inês. Apresentação. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
SOUZA, Julia Teixeira. Concepção de Oralidade Presente no PNAIC e na formação dos orientadores de estudos e professores alfabetizadores de Pernambuco. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Recebido em 30-04-2021
Revisões requeridas em 13-08-2021
Aceito em 18-08-2021
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Trama

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.