MANUAL DO TDAH E O DISCURSO SOBRE A INFÂNCIA

Autores

  • Caroline Maria Braciak REISDORFER UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i44.29535

Palavras-chave:

Discurso, Dito, Não dito, Infância, Transtorno

Resumo

Este artigo utiliza como método e teoria a Análise de Discurso de linha Francesa, apreciando elementos discursivos que produzem efeitos de sentido sobre o que é a infância. A questão teórica central é a relação entre dito e não dito, em condições de produção determinadas, produzindo efeito sobre um corpus que aponta saúde/transtorno no comportamento da criança. Trata-se de um recorte de dissertação, lançando mão para isso de 5 dos 18 critérios para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (versão V). Para o estudo, foram utilizados textos de Pêcheux (1969, 1973), Orlandi (2002, 2013, 2015), Gadet e Hak (1997 [1969]) que possibilitaram imprimir a teoria sobre a materialidade discursiva escolhida. A materialidade das sequências discursivas ocupa o status que é atribuído ideologicamente à Medicina, pois ela é considerada como uma ciência de cuidados e muitas soluções de tratamentos específicos sejam medicamentosos ou não. Assim, este estudo analisa as relações extralinguísticas e, portanto, discursivas, para compreender o que o manual afirma sobre o comportamento infantil. Acredita-se que o material estudado neste trabalho representa parte de uma articulação pertinente para reflexão sobre a criança que se quer na atualidade, entendendo que esse objetivo pode ser alcançado por meio dos efeitos de sentido discursivos do manual sobre uma suposta “patologia”. É no entremeio do dito sobre o transtorno e do não dito sobre a normalidade que se obtém defesas de teses ancoradas sobre discursos que explicam e se colocam a solucionar o comportamento infantil.

Biografia do Autor

Caroline Maria Braciak REISDORFER, UNIOESTE

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível de mestrado em Letras; área de concentração em Linguagem e Sociedade; especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAG); especialista em Literatura e Ensino (UNIOESTE); graduada em Letras Port./ Inglês (UNIOESTE).

 

Referências

DSM – V. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5 ed. American Psychiatric Association, Porto Alegre: Artmed, 2014.

GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Bethânia S. Mariani et al. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997 [1969].

HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “análise automática do discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Bethânia S. Mariani et al. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2015

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 11 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: No movimento dos sentidos. 5 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução: Bethânia S. Mariani et al. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SAMPAIO, Simaia; FREITAS, Ivana Braga de (Orgs.). Transtornos e dificuldades de aprendizagem: entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

Downloads

Publicado

13-03-2023

Como Citar

REISDORFER, C. M. B. MANUAL DO TDAH E O DISCURSO SOBRE A INFÂNCIA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 44, p. 121–130, 2023. DOI: 10.48075/rt.v18i44.29535. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/29535. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Pêcheux, Foucault e Bakhtin: contribuições, reflexões e provocações para os estu