OFICIALIZAÇÃO DA LIBRAS: MOVIMENTO SURDO E POLÍTICA LINGUÍSTICA DE RESISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.18656Keywords:
Libras, Movimento Surdo, LutaAbstract
Objetiva-se com este estudo compreender o caminho percorrido pelas comunidades surdas brasileiras até a oficialização da Libras em 2002, pela Lei 10.436 e sua regulamentação pelo Decreto 5.626 de 2005. Utilizou-se de revisão de literatura como metodologia investigativa. O referencial teórico baseia-se em conceitos bourdieusianos e nos Estudos Culturais. Verificou-se que, para a efetivação legal, o Movimento Surdo foi e é fundamental para as conquistas alcançadas. No entanto, a luta do Movimento continua para que políticas linguísticas sejam concretizadas a partir das leis.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.