O CHAPÉU DE CLÉMENTIS E A BARBA DE ANDERSON SILVA: UMA ANÁLISE DE SUBJETIVIDADE E SEDUÇÃO EM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v11i22.12086Mots-clés :
Análise do discurso, Sedução, Subjetividade.Résumé
Na campanha publicitária do barbeador Male Grooming da marca Philips, há uma materialidade não linguística - a barba do lutador Anderson Silva - por meio da qual se apagam certos discursos, ao passo que se difundem outros. Propõe-se a tese de que o enunciado “Eu poderia ser o que eu quisesse” promove um jogo de sedução no qual subjaz o cerne do discurso liberal que denominamos aqui de formação discursiva da meritocracia em que se defende a noção de que o indivíduo poderá chegar a qualquer posição social, independentemente das condições materiais de existência que o regem. O estudo pauta-se na Análise do Discurso francesa e leva em consideração as condições de produção de emergência do MMA no Brasil.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.