O CHAPÉU DE CLÉMENTIS E A BARBA DE ANDERSON SILVA: UMA ANÁLISE DE SUBJETIVIDADE E SEDUÇÃO EM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v11i22.12086Palavras-chave:
Análise do discurso, Sedução, Subjetividade.Resumo
Na campanha publicitária do barbeador Male Grooming da marca Philips, há uma materialidade não linguística - a barba do lutador Anderson Silva - por meio da qual se apagam certos discursos, ao passo que se difundem outros. Propõe-se a tese de que o enunciado “Eu poderia ser o que eu quisesse” promove um jogo de sedução no qual subjaz o cerne do discurso liberal que denominamos aqui de formação discursiva da meritocracia em que se defende a noção de que o indivíduo poderá chegar a qualquer posição social, independentemente das condições materiais de existência que o regem. O estudo pauta-se na Análise do Discurso francesa e leva em consideração as condições de produção de emergência do MMA no Brasil.
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