O VERGALHO, DE MACHADO DE ASSIS – UMA LEITURA SOB A ÓTICA DAS ESTRATÉGIAS DE DOMINAÇÃO CULTURAL E COLONIAL
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14478Mots-clés :
Ideologia Racial, Psicopatologia, Fragmentação.Résumé
O objetivo desse artigo é demonstrar, através de um texto de Machado de Assis e do pensamento de Frantz Fanon sobre a psicopatologia do negro, como se realiza a fragmentação do ser colonizado frente às posturas ideológicas do colonizador. Partindo dos conceitos sobre raça e racismo, percebe-se a outremização do sujeito dominado num processo que culmina na perda da identidade pelo indivíduo confrontado com uma imagem negativa de si próprio. A aplicação do pensamento de Fanon ao texto de Machado revela as estratégias do colonizador para manter o colonizado atrelado aos ideais de subserviência, pois a colonização deflagra a aniquilação identitária e o reforço da ideologia dominadante até mesmo por parte daqueles que, em tese, estariam livres de suas amarras. Esse fato é comprovado na obra de Machado por meio da personagem Prudêncio e pelas atitudes da personagem principal, Brás Cubas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.