RESSONÂNCIAS CULTURAIS, FILOSÓFICAS E ESTÉTICAS EM A CULPA É DAS ESTRELAS, DE JOHN GREEN
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v11i21.11163Palavras-chave:
Literatura, bestsellers, ritos de passagemResumo
Este artigo é o resultado de estudos desenvolvidos na disciplina O Mítico e o Social na Literatura Juvenil Contemporânea, com enfoque para a análise da obra “A culpa é das estrelas” (2012), de John Green. Nesta análise são evidenciados elementos culturais que se encontram no enredo interno e no contexto da obra, como os ritos de passagem do amor e da morte vividos pela protagonista, Hazel Grace e seu namorado, Augustus Waters. Além disso, são destacadas as ressonâncias, os ecos discursivos produzidos pelo autor e pelos leitores da obra, com base nas contribuições teóricas de Kristeva, Mircea Eliade (1992), Antonio Candido (2002), Colomer (2003), dentre outros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.