DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES DO ESPANHOL: uma visão contrastiva entre verbetes relacionados a aspectos religiosos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v12i24.13638Palavras-chave:
Lexicografia hispânica, aspectos ideológicos, sujeito lexicógrafo.Resumo
O artigo se propõe a analisar possíveis presenças de um sujeito lexicógrafo marcado ideologicamente pela religião em um verbete de dois dicionários monolíngues de prestígio da língua espanhola. Atendendo a esse direcionamento, foram escolhidos como material de análise o Diccionario de la Lengua Española (2014) e o Diccionario Del Español de México(2010). Foi destacado o verbete ángel, que se insere em campo semântico relacionado à memória religiosa compartilhada por mexicanos, espanhóis, ou hispânicos em geral. A base teórica que norteia as análises se centra, principalmente, em Lara (1996). Como resultados, foram encontrados enunciados lexicográficos elaborados por sujeitos marcados pelo cristianismo, em especial pelo catolicismo, divergindo somente em função da intensidade de aproximação ou distanciamento de preceitos relacionados à religião.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.