A VOGAL DE APOIO EM POSIÇÃO INICIAL EM CLUSTERS /SC/ POR APRENDIZES DE INGLÊS COMO L2
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i34.20946Palavras-chave:
Epêntese Vocálica. Variação Linguística. Interlíngua. Aprendizagem de L2.Resumo
Este estudo descreve e analisa o processo variável da vogal epentética em palavras na língua inglesa iniciadas por clusters por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters: /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/. O corpus deste estudo é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendizes de inglês como L2, estratificados nos níveis básico, intermediário e avançado de proficiência. Os dados mostram que as variáveis sonoridade do encontro consonantal, nível de proficiência, instrução explícita na L2 e contexto precedente foram as mais relevantes à realização do fenômeno.
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Recebido em 30-10-2018.
Aceito em 22-02-2019.
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