ELABORAÇÃO DE CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA APLICATIVOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS AO ENSINO FORMAL

Autores

  • Gabriela Marçal NUNES Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Cristina Faggion BERGMANN Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.21571
Agências de fomento

Palavras-chave:

Aprendizagens Móveis. Aplicativos de línguas estrangeiras. Análise de aplicativos.

Resumo

Ainda que aplicativos com objetivos de aprendizagem de línguas estrangeiras sejam populares e conhecidos por proporcionar ao usuário um aprendizado individual e personalizado, eles também podem tornar-se recursos didáticos no ensino formal, com o intuito de auxiliar o professor e seu grupo a alcançarem seus objetivos. Entretanto, a grande demanda e existência de aplicativos com esse fim pode tornar a escolha do professor um grande desafio. Por essa razão, o presente artigo apresenta critérios de análise de aplicativos de LE com base no documento Marco Común Europeo de Referencia (2002) e outros autores, com a finalidade de auxiliar o professor na avaliação e escolha do aplicativo mais adequado. Como resultado, o professor poderá avaliar pontos dos aplicativos que vão além da aquisição linguística, como a sua interface gráfica, o desenvolvimento da habilidade comunicativa, questões de acessibilidade, interatividade e feedback.


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Recebido em 18-01-2019.

Aceito em 22-042019.

Biografia do Autor

Gabriela Marçal NUNES, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação - UFSC na linha Educação e Comunicação. Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (Licenciatura e Bacharelado). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliana Cristina Faggion BERGMANN, Universidade Federal de Santa Catarina

Juliana Cristina Faggion Bergmann é professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua na área de Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras, Linguística e Produção de Materiais Didáticos; e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), na linha Educação e Comunicação (ECO). É líder do Grupo de Pesquisa TEMA DIDÁTICO - Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos (CNPq/UFSC) e pesquisadora do Grupo Comunic (CNPq/UFSC).

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

NUNES, G. M.; BERGMANN, J. C. F. ELABORAÇÃO DE CRITÉRIOS DE ANÁLISE PARA APLICATIVOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS AO ENSINO FORMAL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 35, p. 70–78, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.21571. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21571. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino