Parâmetros para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de língua estrangeira moderna
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2363Palavras-chave:
referência, ensino, aprendizagem, avaliaçãoResumo
Este trabalho objetiva apresentar aspectos da busca de soluções para o ensino, a aprendizagem e a avaliação de línguas estrangeiras modernas (LEM). O ponto de partida para essa apresentação é o “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Ensino, Aprendizagem e Avaliação”, que estabelece níveis para o trabalho com LEM, além de quadros descritivos, por nível, relacionados a diversos aspectos do domínio e uso de um idioma estrangeiro, que servem uma vez para facilitar o estabelecimento de critérios claros e semelhantes para o ensino nas diversas línguas, assim como para facilitar o trabalho de avaliação do nível de conhecimento de LEM de um cidadão. O fato de ser um instrumento facilitador no trabalho com as mais diversas LEM, torna o conhecimento do material recomendável, mesmo que seja para a elaboração, para o desenvolvimento e para o aprimoramento de métodos disponíveis no mercado. Outro aspecto que requer a nossa atenção, é o fato de as LEM ensinadas na nossa região, serem línguas européias, e cujas avaliações de proficiência muitas vezes são elaboradas e feitas por representantes dos países estrangeiros, que seguem os princípios estabelecidos no Quadro Europeu.
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