ENSINO DE PRONÚNCIA
UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA DOS ELEMENTOS SEGMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27117Palavras-chave:
Oralidade, Fonemas dentais e labiodental, Unidade didáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo geral propor uma unidade didática que fomente o ensino dos elementos segmentais a partir de uma abordagem comunicativa. Temos como pergunta-problema: Que elementos devem compor uma unidade didática de modo que se ensine pronúncia a partir de uma abordagem comunicativa? Hipotetizamos que uma unidade didática deve se basear em uma instrução explícita da forma-alvo, assim como proporcionar atividades perceptivas e de prática oral. Para a realização da pesquisa, centramo-nos em autores que tratam da abordagem comunicativa, como: Richards e Rodgers (2001) e Arzamendi et al. (2003). No tocante ao ensino de pronúncia, apoiamo-nos em Celce-Murcia et al. (1996), Barreto e Alves (2012), Farias (2014, 2018), entre outros. A metodologia é qualitativa, do tipo descritivo. Desse modo, o método abordado na unidade didática proposta tem como ideia implícita a de alcançar a inteligibilidade e a fluidez, visto que, o objetivo do estudante é conseguir se comunicar. Assim, esse material estabelece uma relação entre pronúncia e oralidade.
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Recebido em 22-03-2021
Revisões requeridas em 18-06-2021
Aceito em 22-06-2021
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