ENSINO DE PRONÚNCIA

UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA DOS ELEMENTOS SEGMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27117

Palavras-chave:

Oralidade, Fonemas dentais e labiodental, Unidade didática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral propor uma unidade didática que fomente o ensino dos elementos segmentais a partir de uma abordagem comunicativa. Temos como pergunta-problema: Que elementos devem compor uma unidade didática de modo que se ensine pronúncia a partir de uma abordagem comunicativa? Hipotetizamos que uma unidade didática deve se basear em uma instrução explícita da forma-alvo, assim como proporcionar atividades perceptivas e de prática oral. Para a realização da pesquisa, centramo-nos em autores que tratam da abordagem comunicativa, como: Richards e Rodgers (2001) e Arzamendi et al. (2003). No tocante ao ensino de pronúncia, apoiamo-nos em Celce-Murcia et al. (1996), Barreto e Alves (2012), Farias (2014, 2018), entre outros. A metodologia é qualitativa, do tipo descritivo. Desse modo, o método abordado na unidade didática proposta tem como ideia implícita a de alcançar a inteligibilidade e a fluidez, visto que, o objetivo do estudante é conseguir se comunicar. Assim, esse material estabelece uma relação entre pronúncia e oralidade.

Biografia do Autor

José Rodrigues de Mesquita NETO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras/Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009). Especialista em Docência da Língua Espanhola pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (2010). Mestre em Lingüística Española pela Universidad San Lorenzo - Py (2016), mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Central (2018) e doutor em Letras pela UERN, campus Pau dos Ferros (2020). Atualmente está em estágio de pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN) sob supervisão da profª. Drª. Ana Graça Canan, desenvolvendo estudos sobre ensino de pronúncia em IES do RN. Atua como líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), vice-líder do Núcleo de estudos e pesquisa de espanhol como língua estrangeira no Brasil (NUPELE) e membro pesquisador do Grupo de pesquisa PROVALE - Prosódia, variação e ensino. Professor do curso de Letras/Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE), atuando na linha de pesquisa Ensino de línguas. Já atuou como professor conteudista e formador da Universidade Aberta do Brasil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Coordenou o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Letras/Língua Espanhola (UERN) de 2015 a 2018.

Referências

ALVES, U. K. Consciência dos aspectos fonético-fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, R. et al. Consciência dos sons da língua. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

ARZAMENDI, J. et al. La Adquisición de Segundas Lenguas. Funiber, 2003.

BARRETO, F. M.; ALVES, U. K. Como inserir o ensino comunicativo de pronúncia na sala de aula de L2. In: LAMPRECHT, R. et al. Consciência dos sons da língua. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

CANTERO, F. J. Análisis melódico del habla: principios teóricos y procedimientos. Actas del I Congreso de Fonética Experimental. Tarragona, 1999, p. 127-133.

CELCE MURCIA et al., M. Teaching pronunciation: a reference for teachers os English to speakers of other languages. Cambriege: Cambridge University Press. 1996.

ELLIS, R. Measuring inplicit and ecplicit kmowledge of a second language – a psychometric study. Studies in Second Language Acquisition, v. 27, p. 141-172, 2005.

FALCÃO, C. Ensino dos elementos suprasegmentais do espanhol: diagnóstico e proposta didática. In: Gines, A. T. (org.). Estudos em linguística aplicada ao ensino de espanhol como língua estrangeira. Brasília: Ícone gráfica e editora, 2010.

FARIAS, M. S. Reflexões sobre o ensino de pronúncia nas aulas de línguas estrangeira. In: RIBEIRO, E. S.; FARIAS, M. S. (orgs.). Ensino de línguas estrangeiras: O que é? Como se faz?. Curitiba: Editora CRV, 2014.

FARIAS, M. S. La enseñanza de la pronunciación del español a estudiantes potiguares y cearenses: diagnóstico y propuesta didáctica. 2018. 368f. Tese (Doctorado Español: investigación avanzada en lengua y literatura) – Facultad de Filología. Universidad de Salamanca, 2018.

GADAÑÓN, A. I. B. La destreza oral como proceso. XVII Congreso Internacional de la Asociación del Español como lengua extranjera (ASELE), vol. 1, 2007, p. 379-392.

GÓMEZ, A. B. Aportaciones del análisis del discurso oral. In: LOBATO, J. S.; GARBALLO, I. S. (Orgs.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/Lengua extranjera (LE). 2ed. Madrid: SGEL, 2005.

INSTITUTO CERVANTES. El español: una lengua viva. Informe 2014.

IRUELA, A. Adquisición y enseñanza de la pronunciación en lenguas extranjeras. 2004. 383f. Tese (Doutorado en Enseñanza de Lengua y Literatura). Universidad de Barcelona, Barcelona, 2004.

MESQUITA NETO, J. R. O ensino dos elementos fônicos no livro didático Nuevo Español en Marcha. Veredas, v.24, n.3, 2020, p. 84-107.

OLIVÉ, D. P. Los contenidos fonético-fonológicos. In: SÁNCHEZ LOBATO, J.; SANTOS GARGALLO, I. Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). 2. ed. Madrid: SGEL, 2005.

Recebido em 22-03-2021

Revisões requeridas em 18-06-2021

Aceito em 22-06-2021

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

NETO, J. R. de M. ENSINO DE PRONÚNCIA: UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA DOS ELEMENTOS SEGMENTAIS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 90–101, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27117. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27117. Acesso em: 3 nov. 2024.