O ENSINO DO USO DA MODALIZAÇÃO PARA ALUNOS DO NÍVEL FUNDAMENTAL II: UMA PRÁTICA POSSÍVEL
Palavras-chave:
modalização, ensino fundamental, comentárioResumo
RESUMO: APRESENTA-SE RELATO DE APLICAÇÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DA MODALIZAÇÃO PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PROMOVEU-SE A PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ, NO ANO DE 2014, COM O OBJETIVO DE SENSIBILIZAR OS ALUNOS COM RELAÇÃO AO USO DE MODALIZADORES NA ORIENTAÇÃO DE CERTOS SENTIDOS NO TEXTO. PARTIU-SE DA HIPÓTESE DE QUE OS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO SABEM ARGUMENTAR EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO ESCRITA. APLICOU-SE PROPOSTA DIDÁTICA COM BASE NOS ESTUDOS DE KOCH (2011), CASTILHO E CASTILHO (1993) E NEVES (1996), AUTORES QUE SERVIRAM PARA O ENTENDIMENTO DE QUE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS, TAIS COMO CONJUNÇÕES, ADVÉRBIOS, ADJETIVOS, ETC, SERVEM PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO. EXPOMOS NESTE ARTIGO METODOLOGIA APLICADA E ANÁLISE DOS RESULTADOS E ESPERAMOS CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO DO USO DA MODALIZAÇÃO, NÃO APENAS COMO UM CONTEÚDO ISOLADO E SIM COMO UM FENÔMENO PRESENTE NA LINGUAGEM HUMANA QUE DEVE SER ASSOCIADO À APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA.
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