O ENSINO DO USO DA MODALIZAÇÃO PARA ALUNOS DO NÍVEL FUNDAMENTAL II: UMA PRÁTICA POSSÍVEL

Autores

  • Jaqueline Pizzi Melchior

Palavras-chave:

modalização, ensino fundamental, comentário

Resumo


RESUMO: APRESENTA-SE RELATO DE APLICAÇÃO TEÓRICA SOBRE O ENSINO DA MODALIZAÇÃO PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PROMOVEU-SE A PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CASCAVEL, ESTADO DO PARANÁ, NO ANO DE 2014, COM O OBJETIVO DE SENSIBILIZAR OS ALUNOS COM RELAÇÃO AO USO DE MODALIZADORES NA ORIENTAÇÃO DE CERTOS SENTIDOS NO TEXTO. PARTIU-SE DA HIPÓTESE DE QUE OS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO SABEM ARGUMENTAR EM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO ESCRITA. APLICOU-SE PROPOSTA DIDÁTICA COM BASE NOS ESTUDOS DE KOCH (2011), CASTILHO E CASTILHO (1993) E NEVES (1996), AUTORES QUE SERVIRAM PARA O ENTENDIMENTO DE QUE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS, TAIS COMO CONJUNÇÕES, ADVÉRBIOS, ADJETIVOS, ETC, SERVEM PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO. EXPOMOS NESTE ARTIGO METODOLOGIA APLICADA E ANÁLISE DOS RESULTADOS E ESPERAMOS CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO DO USO DA MODALIZAÇÃO, NÃO APENAS COMO UM CONTEÚDO ISOLADO E SIM COMO UM FENÔMENO PRESENTE NA LINGUAGEM HUMANA QUE DEVE SER ASSOCIADO À APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA.

Downloads

Publicado

14-08-2015

Como Citar

MELCHIOR, J. P. O ENSINO DO USO DA MODALIZAÇÃO PARA ALUNOS DO NÍVEL FUNDAMENTAL II: UMA PRÁTICA POSSÍVEL. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11814. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUAGEM, DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICA DOCENTE