DIÁLOGOS ENTRE ARTE, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM OS PCN

Autores

  • Juliana Cândida Oliveira Cuba
  • Juliana Silva Martinho
  • Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes

Palavras-chave:

Arte, Educação, Interdisciplinaridade,

Resumo


O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS MENÇÕES AO ENSINO DA ARTE E À INTERDISCIPLINARIDADE NOS PCN-ARTE REFERENTES ÀS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES E AOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FUNDAMENTADO EM OBRAS DE IVANI FAZENDA E ANA MAE BARBOSA. A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVA-SE QUE A ARTE É ENTENDIDA COMO CONHECIMENTO E SEU ENSINO É OBRIGATÓRIO COMO COMPONENTE CURRICULAR. ESSE ENSINO VISA A COMPREENSÃO DA ARTE COMO MANIFESTAÇÃO HUMANA, A FORMAÇÃO CRÍTICA E O DESENVOLVIMENTO CRIATIVO E SENSÍVEL. ALÉM DISSO, BUSCA FAVORECER AS RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO SABER, BUSCANDO TORNÁ-LAS MAIS EFETIVAS E CONSTRUINDO UM CONHECIMENTO CIRCULAR SOBRE AS MÚLTIPLAS MANEIRAS DE APRENDER. NOS PCN, A INTERDISCIPLINARIDADE É MENCIONADA COMO FACILITADORA DOS COMPONENTES CURRICULARES, E, IMPLICITAMENTE, COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA ARTE. AFIRMA-SE QUE AINDA EXISTE UM GRANDE DESCOMPASSO ENTRE A PRODUÇÃO TEÓRICA E O ACESSO DOCENTE A ESSA PRODUÇÃO, ALÉM DA VISÃO ESTEREOTIPADA QUE REDUZ A ATIVIDADE ARTÍSTICA A APRESENTAÇÕES EM EVENTOS ESCOLARES. AO FINAL, APRESENTAM-SE ALGUMAS REFLEXÕES CRÍTICAS.

Downloads

Publicado

28-01-2016

Como Citar

CUBA, J. C. O.; MARTINHO, J. S.; ABREU-BERNARDES, S. T. de. DIÁLOGOS ENTRE ARTE, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM OS PCN. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/12223. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO